Atualmente, com o nosso cotidiano agitado e com demandas diversas faz-se necessário que o profissional da área da saúde tenha um olhar mais abrangente do indivíduo em todos os aspectos de sua vida, físico, mental e social. E a acupuntura tem por característica a sua atuação no ser humano como um todo. Antes, ela vê o indivíduo como um todo e não somente a doença que ele apresenta naquele momento.

A acupuntura foi desenvolvida na China há mais de 5000 anos. Ela consiste na utilização de agulhas aço inoxidável, para acessar os canais de energia através dos pontos de
acupuntura, tratando diversas doenças.

De maneira geral, a acupuntura funciona regulando as funções normais do organismo e corrigindo as alterações provocadas pelo meio e pelo estresse emocional que causam desequilíbrios no organismo. Hoje temos bastante estudos que comprovam sua eficácia.

A agulha de acupuntura não contém nenhum tipo de medicamento. Ela provoca a liberação de substâncias químicas os neurotransmissores que são responsáveis pelo efeito analgésico e anti-inflamatório.

É um procedimento bastante seguro quando praticado por um profissional capacitado e seguindo as normas das autoridades. É desprovido de efeitos colaterais e não apresenta reações adversas.

Nesse sentido, todas as pessoas que sofrem de dores, alterações musculoesqueléticas como artrose e tendinite por exemplo. Ou também pacientes com enxaqueca, alterações hormonais, Artrite, Reumatoide, Lúpus, constipação, dores na coluna, Paralisia Facial Periférica, insônia, podem se beneficiar do tratamento com as agulhas. Auxilia no tratamento da depressão (numa abordagem multidisciplinar) e ansiedade, assim como comprometimentos em várias regiões do corpo.

Uma sessão dura em média de 40 a 50 minutos. É realizada com a frequência de uma, duas ou até 3 vezes na semana, que será definido ao longo do tratamento de acordo com a necessidade e a disponibilidade do cliente.

O tempo de resposta varia de pessoa para pessoa de acordo com cada caso. Pode também ser realizada para a prevenção sem que a pessoa apresente nenhum tipo de
queixa específica.

Por fim, a acupuntura pode ser um grande aliado em conjunto com outras terapias e com o tratamento convencional do paciente, contribuindo para o bem-estar desse indivíduo.

 

Cristiane Granato